quinta-feira, 10 de abril de 2014

Microsoft: com certeza o DirectX 12 será melhor do que o Mantle; Novos Vídeos mostram como ele funciona                                                            


imagem


Durante a Microsoft Build tivemos uma série de palestras ao vivo sobre o DirectX 12, e uma delas foi estrelada pelo Diretor de Desenvolvimento conhecido como Ales Holecek e foi particularmente interessante, pois deu mais alguns detalhes sobre a nova API, e ainda fez uma comparação com o Mantle da AMD. 

Holechek explicou que o objetivo é executar o Directx 12 em todos os hardwaresmodernos com o Windows 7, mas é claro que eles estão esperando que os seus parceiros da Nvidia, AMD e outros fabricantes invistam com eles e construamótimos drivers para dar suporte para a nova API. 

Eles estão cientes de que há uma enorme base instalada de PCs que executam oWindows 7, e eles estão olhando para o caminho certo para entregar a melhor experiência do DirectX 12 para essas máquinas, mas ainda há uma grande quantidade de conversação e feedback para decidir exatamente como chegar lá. 

Holecheck foi perguntado se vai ser possível para desenvolvedores do WinRT (Windows Runtime) trabalharem com o DirectX 12 e a resposta foi cautelosamente positiva. 

De acordo com Holecheck o XNA ??será mantido em funcionamento, mas a Microsoft está considerando a possibilidade de competir com outros middlewares populares ou não ira para a frente. 

imagem


Holecek também foi solicitado para comentar sobre a comparação com o Mantle da AMD, e ele disse que o alcance da nova API é muito mais ampla, uma vez que o Mantle funciona apenas em plataformas da AMD, enquanto o DirectX 12 vai funcionar em tudo o que se pode colocar o Windows, e acrescentou algumas palavras na briga da comparação de desempenho: 

"Sobre a perspectiva de desempenho, sendo pessimista nós vamos ser tão bons, mas eu tenho certeza que seremos melhores. Faremos de tudo o que pudermos para o directx 12 ser melhor". 


Além disso, Holecheck mostrou dois vídeos interessantes que foram exibidos durante a apresentação do Direct3D por Max McMullen. O primeiro mostra exatamente como o recurso dos "bundles", o coração do DirectX 12, funciona em conjunto com o miltithreading. 

O segundo é um exemplo da diferença no desempenho da CPU com e sem os "bundles" no DirectX 12. A demo mostra que a renderização da cena é maciçamente mais leve na CPU com os "bundles". Mas framerates muito semelhantes são exibidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário